Home / Cultura / 10 filmes gays pra assistir no lugar de novela que não tem “história de bicha”

10 filmes gays pra assistir no lugar de novela que não tem “história de bicha”

Como vocês devem saber, semana passada, o autor Benedito Ruy Barbosa, criticou a presença de tramas com personagens gays nas novelas. No evento de estreia da nova novela das nove, Velho Chico, ele afirmou aos presentes, constrangendo a própria filha que tentou contê-lo sem sucesso: “Odeio história de bicha. Pode existir, pode aceitar, mas não transformar em aula pra crianças. Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um puta orgulho porque são todos macho pra cacete”.

É surpreendente e lamentável que um senhor com tanta vivência, estudo, inteligência, e principalmente, com o poder de influenciar tantas pessoas, tenha um pensamento tão arcaico e limitado. Parece até que sua cabeça ficou presa nos tempos de alguma de suas novelas: será Sinhá Moça, Terra Nostra ou Cabocla? Benedito afirma que não é homofóbico, mas ao mesmo tempo, perpetua um discurso que justifica o preconceito velado de muitos, que equivale àquelas expressões manjadas como “Não tenho nada contra gays, MAS…”, “Nada contra, até tenho amigos gays!”, “Pode ser gay, mas não perto de mim”, e por aí vai.

Torci pelo amor de Matteo e Juliana em Terra Nostra, e bem antes disso, era uma criança que assistia Mickey e Minnie.Fui contra o amor de Dara e o cigano Igor, mas não por ser gay, apenas porque a atuação do Ricardo Machi na época não convencia mesmo. Na realidade todos os casais que conheci na ficção eram heterossexuais. E nada disso teria o poder de me tornar heterossexual. Pois Benedito, saiba que nenhuma obra tem o poder de influenciar ou mudar a sexualidade de alguém. Mas tem sim a capacidade de influenciar o entendimento dessa pessoa a respeito do que ela não conhece. Apenas isso. Novelas com personagens gays não tornarão seus netos e bisnetos gays, apenas farão com que gays se sintam mais fortes e representados, e seus netos e bisnetos machos entendam que existem pessoas diferentes, que a diversidade está sim presente no mundo e deve ser respeitada por todos.

Embora eu considere a representatividade de qualquer minoria fundamental, ainda mais em um país onde a educação infelizmente ainda depende muito da TV aberta, é claro que eu não deixaria de assistir uma novela pela ausência ou presença de personagens gays. Mas pouco me motivaria a assistir uma novela depois de uma declaração tão infeliz do autor. Não me inspira em nada passar a acompanhar uma novela sabendo que a sua história, a julgar pelo pensamento do autor, não vai sair do óbvio, não pretende questionar padrões impostos, vai continuar num lugar comum… Pelo contrário, pelas falas de Benedito, ele parece mais determinado apenas a perpetuar velhos preconceitos e não trazer nada de novo, apenas fazer mais do mesmo.

Sendo assim, para você leitor, que assim como eu, adora uma boa “história de bicha”, preparei uma seleção de filmes excelentes com temática LGBT, com roteiros e atuações impecáveis! Obras feitas para todos os públicos e que não apenas entretém, mas também mostram histórias reais, revelam verdades, questionam padrões impostos, representam minorias e abrem a mente de quem ousar assistir: seja você hétero, gay, bi ou trans. Uma seleção pra ninguém, salvo o Benedito, botar defeito. Prepara a pipoca e dá o play no vídeo abaixo:

E todos esses filmes você pode encontrar de graça no site: http://filmesgays.org

Fonte: SuperPride

About gayson

Check Also

BBB15 nem começou e a internet já escolheu seu brother favorito: Rafael Selbach!

Ex-jogador de futebol já trabalhou como modelo e já ganhou o coração das mulheres do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *